quinta-feira, 5 de junho de 2014

dores no corpo

Dores musculares no corpo todo

Dores musculares no corpo todo
Dores musculares no corpo todo
A dor muscular generalizada, ou seja, pelo corpo todo, é altamente incapacitante e pode deixar um individuo verdadeiramente inabilitado para qualquer actividade. Este tipo de desconforto pode estar associado a diversos problemas, designadamente a infecções causadas por vírus, como é o caso da vulgar gripe.
As dores musculares são bastante comuns, podendo afectar um ou vários músculos, mas também envolver os tecidos moles que ligam os músculos, designadamente os ligamentos e os tendões, e até os ossos e os órgãos. Podem estar relacionadas com problemas de ansiedade e de stress, com lesões musculares, actividade física intensa ou trabalhos excessivamente duros.

Causas das dores musculares no corpo todo

A dor pelo corpo todo é um dos sintomas típicos da gripe e de outras infecções similares, causadas por este tipo de vírus. Mas também pode ser originada por doenças como o lúpus e a malária, ou pela triquinose (lombriga). O stress e a tensão são igualmente causas das dores generalizadas, causando um desconforto latente no individuo que as carrega.
A fibromialgia é também uma das prováveis causas das dores musculares pelo corpo todo. Trata-se de uma doença crónica em que o paciente se queixa de dores por todo o lado, sofrendo ainda de sintomas como cansaço constante, depressão, dor de cabeça, síndrome do cólon irritável, síndrome da bexiga irritável e sono perturbado. Nestes casos, as dores costumam começar numa determinada região, espalhando-se depois ou migrando para outras partes do corpo.
O diagnóstico de um caso de fibromialgia só é feito depois de o médico descartar outras possíveis doenças, mediante a observação apurada de todos os sintomas associados às dores músculo-esqueléticas generalizadas.
A execução de trabalhos físicos duros ou a sobrecarga de actividade para lá do habitual também podem causar o aparecimento de dores musculares pelo corpo todo. As actividades que obriguem as pessoas a assumirem determinadas posturas ou gestos repetitivos por longos períodos de tempo podem igualmente suscitar o aparecimento de dores em vários pontos do corpo.

Como aliviar as dores musculares no corpo todo

O recurso a medicamentos, tais como os analgésicos e os anti-inflamatórios, é uma boa solução para garantir um alívio imediato das dores musculares generalizadas. Tal como também o são os banhos de banheira em água morna – se adicionar sais de banho e colocar uma música relaxante a tocar, poderá até se esquecer da dor.
As massagens de relaxamento também são um bom lenitivo para as dores. E os exercícios de alongamentos e de fortalecimento muscular ajudarão a tonificar o corpo e a afastar a dor.
Garantir um bom sono reparador, todas as noites, é outra boa solução. E é importante que afaste o stress da sua vida – a ioga e a meditação podem ajudá-lo a aprender a relaxar.
Nos casos de fibromialgia é habitual o recurso a anti-depressivos, não só para o alívio da dor, mas também para a reparação dos outros males associados a esta condição. Poderá ainda ser preciso recorrer à psicoterapia para motivar uma verdadeira transformação na vida destas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário